Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Inteligência Emocional

Você é vítima da Síndrome do Impostor? Saiba o que é e como funciona

Por: Equipe Instituto Acelere 27 de janeiro de 2017


Sucesso profissional é muitas vezes visto como a culminação de esforços ao longo da vida. Entretanto, obstáculos podem atrapalhar a conquista do êxito profissional, e a Síndrome do Impostor é um dos mais comuns.

A Síndrome do Impostor foi definida pela sócia da Phoenix Coach, Eva Hirsch Pontes, como algo que “faz você sentir que não merece o sucesso que tem”. Pessoas que sofrem desse problema falham em atribuir o êxito de suas conquistas a si mesmas, procurando incessantemente motivos externos que justifiquem sua posição de sucesso. Apesar de não ser caracterizada como um distúrbio psicológico, a Síndrome do Impostor é responsável por causar sérios sentimentos de inadequação, que interferem na confiança e na autoestima daquele que sofre dela.

Sentir-se uma fraude é extremamente comum, e é importante para aquele que se sente assim saber que não está sozinho. De acordo com um estudo realizado por Gail Matthews, psicóloga da Universidade Dominicana da Califórnia, a Síndrome do Impostor atinge de algum modo 70% dos profissionais bem-sucedidos. Grandes atrizes internacionais como Emma Watson, uma das estrelas de Harry Potter, e Kate Winslet, conhecida por seu papel de protagonista em Titanic, expressaram sofrerem de sintomas da Síndrome do Impostor. Watson, em entrevista com a revista Rookie, disse que quanto maior era seu sucesso, mais sentia que a qualquer momento seria desmascarada como uma fraude, e suas conquistas seriam descreditadas. Já Winslet, em entrevista para a Interview Magazine, expressou os sentimentos de inadequação e incapacidade que se manifestavam todos os dias antes de uma grande filmagem.

Em um artigo publicado na revista da BBC News, foi discutido que o maior agravante da Síndrome do Impostor é a convicção de que aquele que sofre dela está sozinho em sua aflição. Um dos primeiros passos necessários para se livrar do sentimento aprisionador de inadequação é compreender que, na verdade, tais sentimentos são partilhados por diversas outras pessoas. Maya Angelou, grande escritora americana e ganhadora do Prêmio Pulitzer, sofria de um medo constante de que suas conquistas não se deviam à sua habilidade como escritora, mas sim a um mal-entendido que inevitavelmente seria descoberto.

Sentir-se uma fraude, atribuir seu sucesso à sorte, ou minimizar suas realizações são algumas das manifestações da Síndrome do Impostor. Apesar de tais sentimentos serem considerados comuns, deixá-los tomar o controle pode levar a sérias consequências para o indivíduo, além de apresentar sérios prejuízos à sua qualidade de vida.

Como acabar com os sentimentos da Síndrome do Impostor

Por sorte, existem maneiras simples de acabar com os sentimentos de incapacidade e impropriedade. Além de comunicar sua aflição e assimilar que você não é o único a ser perturbado por tais sentimentos, é importante buscar ativamente provas concretas que validem o seu sucesso. Um médico pode conseguir tais provas através do número de pacientes que ajudou a curar; um advogado, através dos clientes que defendeu com sucesso; um escritor, avaliando a quantidade de livros vendidos, e assim por diante. A vantagem dessa busca reside no fato de que provas concretas são mais difíceis de serem refutadas.

Um dos grandes segredos para se livrar dos sintomas da Síndrome do Impostor é parar de fazer comparações. Sempre encontraremos pessoas mais bem-sucedidas que nós em algum lugar, sejam elas colegas, familiares, amigos ou completos desconhecidos. Comparações não levam a lugar algum, e parar de praticá-las pode significar a diferença entre uma vida satisfatória e uma vida repleta de dúvidas e de sofrimento.

Finalmente, outra maneira de você se livrar desse sentimento é você se capacitar cada vez mais na sua área. Se aprofundar nos estudos e em treinamentos farão você sentir mais confortável e merecedor de suas conquistas. Todos os dias recebemos mensagens dos membros do Portal No Dia a Dia compartilhando suas histórias e como eles alavancaram suas carreiras através dos nossos cursos. Se você quer fazer por merecer e provar pra si mesmo que é capaz, eu convido você a fazer parte do grupo de Membros VIPs do portal, Clique aqui para começar a estudar AGORA. Tenho certeza que nem você irá duvidar da sua capacidade.

cupom


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(10) Comentários

  1. Interessante, eu sofro desse mal e nem imaginava que existia um nome para isso e
    outras tantas pessoas passando pela mesma situação. No meu caso, sempre fui
    bom estudante, fui aprovado em vários vestibulares, diferentes cursos, diferentes
    universidades, todas públicas, vários concursos e tenho aquela sensação de ser
    uma fraude.

  2. gostei muito das dicas deste artigo !

  3. Muito legal Arthur! Menciono esta síndrome em minha palestra estrela por já ter me sentido assim no passado e ter superado através de um processo de auto conhecimento, valorização e amor por si mesmo.

  4. As três dicas são muito boas, parabéns pelo artigo e pela solução concreta para resolver o problema! Buscar ativamente por provas concretas que validem o sucesso, realmente já fizemos mais do que imaginamos, mas se não colocar no papel, esquecemos disso.

  5. Não sofro desse mal! Deixei a insegurança de lado quando precisei criar coragem e fazer uma apresentação, porque percebi que os os colegas de equipe não saberiam apresentar o trabalho. Depois descobri que aquilo fazia parte do teste, e eu fiquei com a vaga, porque tive coragem de me expor!
    Depois foram outras situações… Se não tivesse tido problemas de saúde, teria ido mais longe! Mas, isso passou. Outro momento, novas oportunidades me esperam!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração