Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Carreira

O que devo priorizar: estágio ou faculdade?

Por: Equipe Instituto Acelere 26 de setembro de 2017


Conciliar estudo e trabalho não é uma tarefa fácil. No entanto, é a realidade de muitas pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos e, acima de tudo, ter sucesso na carreira profissional.

Por isso, existe um determinado período na faculdade que exige o estágio — que pode ser ou não obrigatório. Apesar de ter a carga horária reduzida, pode entrar em conflito com os estudos. A partir daí, surge a grande dúvida: estágio ou faculdade? Qual priorizar? Saiba a resposta a seguir!

A importância de priorizar o estágio

Para aprofundar os conhecimentos na faculdade, o estágio é a melhor opção. Trabalhar como estagiário é uma excelente oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e as responsabilidades da futura profissão.

Além disso, tudo o que é aprendido em sala de aula pode ser visto no estágio. Ou seja, todos os conceitos que são ensinados na faculdade serão vivenciados e, dessa forma, o aluno tem a chance de ver como é o mercado de trabalho na prática.

Para que o estudante tenha tempo de estudar e estagiar, a carga horária do estágio é reduzida. Consequentemente, sobra tempo para o deslocamento do aluno até a faculdade e até mesmo para estudar para provas e trabalhos.

Por que é importante priorizar a faculdade?

Quando surge a dúvida sobre priorizar o estágio ou faculdade, é de suma importância ressaltar que sem a faculdade o aluno não consegue estagiar. Muitas empresas, para contratar um estagiário, também exigem boas notas e frequência escolar.
O mais importante, nesse caso, é conciliar os dois. Não deixar de entregar todos os trabalhos da faculdade e não faltar às aulas é essencial. É importante sempre lembrar que para atuar como um profissional, é necessário um diploma e todo o aprendizado que apenas a graduação poderá proporcionar. Portanto, aproveitar esse tempo é o melhor a fazer!

Saiba conciliar estágio e faculdade

Para não priorizar somente o estágio ou faculdade, aprender a conciliar os dois ajudará bastante. Como as empresas que contratam estagiários sabem o perfil do profissional, vale a pena conversar com os chefes para pedir autorização para sair mais cedo em dias de prova, por exemplo. Tanto o estágio quanto a faculdade são grandes responsabilidades e, por isso, é preciso ter em mente que nem sempre será possível dar a mesma atenção aos dois.

O mais recomendado, nesse caso, é ter muita organização para não deixar de entregar as atividades nas aulas e também para poder ter proatividade durante as atividades do estágio. Outra dica é procurar por um estágio somente quando a rotina da faculdade estiver equilibrada. Isso porque ingressar em um estágio em períodos muito agitados pode comprometer o rendimento e atrasar o tempo de graduação. Evite correr esse risco tendo um bom planejamento!

Gostou das dicas? Está passando por uma situação semelhante? Conte a sua experiência nos comentários!


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados



Artigos Relacionados



(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração