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Minimalismo: Como utilizar esse conceito no trabalho e dobrar sua produtividade

Por: Equipe Instituto Acelere 14 de março de 2017


Nos últimos tempos muito se tem falado de minimalismo: no guarda-roupa, na decoração da casa, nos hábitos diários… Vimos acontecer um verdadeiro boom de informações e materiais sobre esse assunto que, até pouco tempo, não era muito discutido. Mas o que é, afinal, o minimalismo? Muito longe de ser uma moda, o minimalismo tem em sua essência uma premissa muito interessante e possível de ser aplicada em todas as áreas da vida: a de simplificar aquilo que pode ser simplificado. Isso não tem nada a ver com perder qualidade de vida – muito pelo contrário! A ideia é que, simplificando as áreas que demandam sua atenção, você conseguirá ser mais focado naquilo que realmente importa. Pensando dessa forma, você não imaginou que seria uma boa ideia levar o conceito para o trabalho? Pois é, nós também. Aqui, vamos dar algumas dicas de como é possível levar uma rotina mais tranquila e equilibrada sem deixar a qualidade do trabalho de lado.

  1. Defina suas prioridades.

Com tantas demandas e informações chegando a todo tempo, é muito difícil dar conta de tudo – há dias em que simplesmente não dá para resolver tudo. E estamos aqui para dizer que: vai ficar tudo bem. De verdade. A única coisa que você realmente precisa fazer é: hierarquizar suas tarefas. Sabendo o que de fato é importante ser feito você vai saber em quais questões focar. Para isso, a dica que nós damos é: planejamento antecipado. É claro que nem sempre as coisas vão sair exatamente do jeito que você planejou – muitas ações não dependem somente de você, e mesmo aquelas que dependem podem precisar de adiamento caso surjam imprevistos. Não dá para prever tudo. Mas, novamente: vai ficar tudo bem. Quanto mais organizados e cientes de nossas prioridades, mais tranquilas são as “surpresas” do dia a dia. Aprenda a priorizar, mas também a não se frustrar com aquilo que não sair exatamente como planejado.

  1. Aprenda a dizer não.

Essa dica é muito ligada à primeira – a partir do momento em que você tem suas prioridades claras e bem definidas, é fácil ver o que não se encaixa no seu dia (ou semana, ou mês…). Acredite: quando você aprender a ver suas prioridades, vai perceber que algumas tarefas precisam, claramente, ser negadas. E para esses casos é basicamente só isso mesmo: saiba dizer não. Para quem está acostumado a tentar “abraçar o mundo”, essa é uma tarefa muito difícil no começo – porém, quanto mais você praticar, mais vai ver como é importante e necessária para atingir seus objetivos. É uma questão de não desfocar daquilo que realmente importa para você.

  1. Corte todas as distrações possíveis.

Perceba que é muito difícil se manter focado quando se tem janelas de conversa pulando na sua frente, notificações de novos e-mails com demandas urgentes chegando, mil abas do navegador abertas com conteúdo que você possivelmente nem vai conseguir ver durante o dia, entre tantas outras coisas. Ok, pode até ser que você consiga lidar com tudo isso – mas faça o teste de se concentrar inteiramente em uma só tarefa, sem nada mais aberto na sua frente. Você verá que sua produtividade vai aumentar, uma vez que sua capacidade de concentração será muito maior.

  1. Tente automatizar o máximo possível.

Faça uma lista de tudo o que você fez durante o dia – não falo aqui da lista de tarefas que você precisa fazer, mas sim do que você de fato fez. Percebe padrões? Existem coisas que são feitas diária ou semanalmente? Tente juntá-las em um só dia e resolver tudo de uma vez. Ok, nem tudo é possível fazer dessa forma, mas você vai ver que muitas são! Programar pagamentos, posts nas redes sociais, organização de pacotes para envio…

  1. Seja flexível.

Planejamento é ótimo. Bloquear distrações externas é ótimo. Organização é ótimo. Mas tenha em mente que flexibilidade também é ótimo. Minimalismo é sobre qualidade de vida; por isso, não se permita estressar com aquilo que não sair dentro do planejado – invariavelmente algumas coisas vão fugir do seu controle. Quando este for o caso, não se sinta mal. Siga em frente.

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(16) Comentários

  1. JANETE FILOMENA DA SILVA14 de março de 2017 at 13:08Responder

    Excelente dica!

  2. Muito bacana esse artigo! Bastante preciso e é de fácil leitura. Adorei as dicas e pretendo por em prática.

    http://www.priscilaaborda.com

  3. Dicas simples e práticas. Muito boas

  4. Adorei o artigo. pois se até me acalmou. Pois sempre cobro muito de mim mesma em tudo, e tem dias que vou dormir
    quase de manhã para que no outro dia esteja tudo em ordem. Mas deixar de pensar no que ainda tenho que fazer e
    focar nas prioridades é uma dica que me tranquiliza bastante. Eu pensava ás vezes que um dia ter 24 horas era muito
    pouco. Concordo plenamente com os seus conselhos. É muito mais saudável, não é mesmo? Muito grata.

  5. Dicas preciosas parabéns a equipe. Gratidão por compartilhar conosco #partiucolocarempratica
    Abcs

  6. Dicas preciosas parabéns a equipe. Gratidão por compartilhar conosco.
    #partiucolocarempratica
    Abc

  7. Muito bom! Trouxe em um artigo digas que realmente funcionam!

  8. As distrações são, com certeza, um dos motivos da nossa procrastinação. Muito obrigada a vocês, que se dedicam a compartilhar dicas maravilhosas conosco!

  9. Excelentes dicas, nota 10. Obrigado!

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