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Carreira

3 habilidades que você precisa aprimorar para não perder seu emprego

Quais habilidades podem fazer você manter seu crescimento na carreira? Descubra 3 que são indispensáveis para manter uma visibilidade positiva na empresa.
Por: Equipe Instituto Acelere 7 de junho de 2018


As suas habilidades profissionais tem muito a ver com a sua personalidade, já reparou nisso? E nosso comportamento é responsável por grande parte do nosso desenvolvimento dentro das empresas.

Por isso, é extremamente importante entender melhor como você é, e o que pode melhorar. Autoconhecimento é fundamental. Mas atenção: algumas características são muito almejadas nos profissionais.

Durante a leitura deste artigo, tente identificar quais delas você já trabalha muito bem em si, e quais precisa aprimorar para continuar crescendo na carreira e não correr riscos de perder seu emprego ou até mesmo afundar seus negócios pessoais.

Mais foco

Ser uma pessoa com capacidade de focar plenamente naquilo que está fazendo, pelo máximo de tempo possível, significa ser um profissional com grande capacidade de produtividade. Alguém que consegue fazer suas tarefas em um tempo desejável e lidar com diferentes tarefas são consequências de quem consegue desenvolver melhor a habilidade de se manter focado. Uma característica que toda empresa almeja em seus funcionários.

Como fazer isso?

Há alguns recursos que podem ajudar. Por exemplo, escutar músicas e sons que auxiliam o seu cérebro a entender que aquele momento é importante. Existem músicas produzidas especialmente para isso, vamos deixar três playlists do Spotify e Youtube de sugestão para você ouvir:

Playlist 1 | Playlist 2 | Playlist 3

Se você tem grandes dificuldades de concentração, pode também ser uma característica de quem sofre com ansiedade. Será que é o seu caso? No curso “Viva sem ansiedade” do Instituto Acelere, você pode fazer o teste e descobrir se é o seu quadro.

Intensificar as atitudes positivas

Saber trabalhar as atitudes positivas é essencial. A sua energia no trabalho pode te levar muito mais longe do que você imagina. Afinal, quem gosta de um profissional carregado de negatividade? Nem para ser amigo, não é?

Por isso, é importante trabalhar pontos como: disposição, pontualidade, estudabilidade, proatividade, resiliência, coragem, empatia… entre outros. Saber se portar com otimismo mesmo em momentos difíceis na sua empresa é uma habilidade admirável.

É preciso ter autocontrole e autoconhecimento. A inteligência emocional é indispensável para ser capaz de aprimorar essa habilidade.

Corrigir seus pontos limitantes

Eduardo Ferraz, autor do Box Acelere de maio, explica no livro “Seja a pessoa certa no lugar certo” a importância de identificar as características de sua personalidade que podem colocar sua carreira em risco e saber como evitar que isso aconteça.O autor ressalta 9 pontos limitantes que devemos nos atentar:

  1. Apatia
  2. Procrastinação
  3. Aversão ao estudo
  4. Resistência
  5. Insegurança
  6. Descompromisso
  7. Instabilidade emocional
  8. Egoísmo
  9. Antipatia

Exercício: durante os próximos dias, reflita o quanto esses pontos interferem nas suas atividades. Você vai compreender melhor a si mesmo e posteriormente aproveitar isso a seu favor. Anote o que for percebendo, para fixar ainda mais, e depois conta para gente nos comentários ou para o nosso e-mail contato@nodiaadia.com.br


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