Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Carreira

Dicas para melhorar a memória no ambiente de trabalho

A memória não é uma habilidade do cérebro, mas um processo, aprenda dicas de como aprimorar a sua.
Por: Renato Alves 3 de julho de 2018


Diariamente sou abordado por pessoas que desejam saber o que é preciso para melhorar a memória no ambiente de trabalho.

Você sabia que existem estruturas cerebrais que são responsáveis pela mediação do aprendizado e formação de novas memórias?

A função intacta da memória é essencial à vida corporativa. Alterações como o estresse, excesso de trabalho e o grande volume de informações interferem na capacidade normal de aprender, armazenar e recuperar memórias pode ter um impacto negativo no seu desempenho em ambiente de trabalho e na qualidade de vida.

No entanto, costumeiramente negligenciamos hábitos saudáveis que estimulam nosso cérebro e o faz trabalhar em nosso favor.

Escrevi este artigo pensando em você que está enfrentando dificuldades no seu ambiente de trabalho por causa das falhas de memória. Acompanhe!

Por que exercitar o cérebro é tão importante

Quem trabalha deveria desejar melhorar a melhorar a capacidade de memorização. Tamanha a importância da memória no ambiente de trabalho que sempre afirmo que se você quer ser promovido comece pela memória.

Apesar de o cérebro como um todo ser relativamente imutável, os neurônios individuais podem ser constantemente modificados ao longo de nossas vidas por diferentes razões: dentre elas está a aprendizagem.

Essa característica é conhecida como neuroplasticidade. Existe vários mecanismos de plasticidade, sendo a sináptica a mais importante, pois é como os neurônios alteram a sua capacidade de comunicar entre si.

À medida que interagimos com o ambiente, a comunicação entre os neurônios (sinapses) começam a mudar, há formação de novas sinapses quando mantemos atividade mental, por outro lado as ligações pouco utilizadas tornam-se mais fracas e eventualmente desaparecem.

Os especialistas sugerem que devemos manter nosso cérebro constantemente ativo e saudável.

O cérebro gosta de exercícios, e exercício intelectual, é claro! Dentre os variados tipos posso destacar a leitura ou jogos estimulantes, como xadrez, quebra-cabeças e palavras cruzadas eles podem trazer benefícios para a sua vida de forma surpreendente.

A importância de um cérebro ativo no ambiente de trabalho

A eficiência da aprendizagem e recuperação de memórias são bastante influenciadas pelo nosso estado emocional, existe uma tendência para lembrarmos melhor dos acontecimentos associados às experiências vividas particularmente felizes, tristes ou dolorosas.

Vamos fazer um exercício mental, imaginemos que você tenha tido uma noite ruim, acordou atrasado, não teve tempo de tomar o café da manhã e consequentemente chegou ao seu trabalho estressado.

Ao sentar-se à mesa seu chefe pede o relatório de vendas, para uma reunião que ele terá naquele dia. Um sentimento de pânico invade sua espinha dorsal neste momento, pois esquecera completamente desse relatório.

Agora terá poucos minutos para criar um documento.  Imagine se você precisar consultar outros setores para obter informações ou depender de outras pessoas para consegui-las! Certamente correrá o risco de entregar um documento malfeito e com informações equivocadas, pois não haverá mais tempo para revisá-lo.

Você se identificou com esse tipo de situação? Isso pode ser um indicativo de que você precisa começar a dar mais atenção ao seu cérebro. Para a maioria das empresas, uma memória deficiente pode ter consequências diretas na produtividade e no lucro.

Para a maioria das pessoas, pode ter consequências ainda mais graves como, por exemplo, na qualidade de vida e no nível de estresse, podendo evoluir, até mesmo, à depressão ou outros transtornos mentais.

Como estimular a memória no ambiente de trabalho

A memória não é uma habilidade do cérebro, mas um processo, e está intimamente relacionada à concentração. Nosso cérebro utiliza diversos estímulos para evocar lembranças de algum evento ou tarefa, pode relacionar cores e/ou cheiros com fatos.

Precisamos estar atentos e focados no que estamos fazendo, de forma que nosso sistema sensorial possa coletar essas informações com qualidade e levá-las até a memória.

*Renato Alves é pesquisador, escritor e palestrante de renome internacional, se mantém atualizado lendo mais de 50 livros por ano. É a maior autoridade no Brasil quando o assunto é memorização, concentração e leitura dinâmica. Autor de 8 livros e diversos cursos on-line, seus trabalhos já impactaram mais de 3 milhões de pessoas em todo Brasil. Renato Alves é o autor do livro de junho do #BoxAcelere: “O cérebro com foco e disciplina”.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados



Artigos Relacionados



(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração