Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Carreira

Como Saber Qual Dos 3 Tipos de Liderança É Ideal Para Você

Você já deve ter passado pela liderança de várias pessoas durante a sua vida profissional e cada uma delas te impactou de alguma maneira. Mas qual é a sua liderança?
Por: Mara Pontes 11 de setembro de 2008


Provavelmente você já trabalhou para um chefe que tenha te tratado com frieza e agressividade, enquanto outro te encorajou a mostrar suas ideias e talvez vocês tenham até se tornado amigos. E antes que fuja da memória, também tem mais um perfil importante: o líder-fantasma, que nunca está presente, nunca pode atender ligações e parece até que não existe.

3tiposliderança

E você? Quem é?

Se acabou de se tornar um líder, pretende ser, ou já é, mas nunca parou para pensar sobre o assunto, veja os 3 principais tipos de liderança e quais são as melhores e piores partes de cada uma delas:

  1. Liderança Autocrática

Apesar de possuir uma conotação negativa (muitos funcionários de chefes autocráticos não costumam se adequar ao estilo), esse tipo pode se encaixar em alguns meios, desde que utilizado da maneira correta. Na liderança autocrática a equipe não tem poder de decisão algum, nem sobre métodos e processos. Segundo pesquisas, também é o modelo em que os funcionários menos trabalham quando o chefe não está presente.

O lado positivo é que como a responsabilidade está quase que completamente nas mãos de apenas uma pessoa, as decisões podem ser tomadas de maneira muito mais rápida, sem burocracia.

É um estilo que funciona melhor em ambientes com muitos funcionários, como a construção civil, indústria e até militar.

  1. Liderança Liberal

Essa corrente de liderança tem como maior benefício a avaliação de comportamento, conhecimento, maturidade, comprometimento e habilidade dos funcionários. Por ser uma liderança muito solta (o chefe quase nunca participa da tomada de decisões, delega as funções para cada membro da equipe e cada um tem total autonomia sobre ela) ele tem a oportunidade de ver como o cada funcionário se comporta com certas cargas de responsabilidade, demandas e pressão.

É indicada para desenvolver autoconfiança em funcionários muito competentes, mas que ainda precisam de um empurrãozinho.

Por outro lado, não é muito recomendada, porque a figura do líder é importante senão para a hierarquia, pelo menos para o fluxo organizacional. Toda empresa precisa de uma voz ativa, firme e segura sobre as decisões tomadas.

  1. Liderança Democrática

Um dos tipos mais indicados, onde o líder funciona como um guia para o grupo, um facilitador, que administra e confia em sua equipe.

Estudos mostram que a liderança democrática é a que demonstra maior quantidade e qualidade de trabalho (até quando o líder não está). Isso porque quando todos estão trabalhando em conjunto, sentem-se satisfeitos e comprometidos.

Contudo, como as equipes tem uma parte do poder de escolha e o líder não consegue acompanhar todos os processos diários; se a técnica não for bem aplicada a equipe corre o risco de perder o foco. É preciso planejamento e cuidado para ser um líder democrático!

Já sabe qual é o que mais combina com você?

Nunca deixe de acreditar no seu trabalho! E lembre-se que a felicidade é a sua grande conquista.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração