Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Carreira

Como Não Perder a Liderança?

Por: Mara Pontes 10 de agosto de 2016


Você já deve ter visto líderes perderem o seu status pelos motivos mais normais até os mais cabeludos. Provavelmente já presenciou o desligamento de um funcionário antigo da empresa onde trabalha, que foi substituído por alguém bem mais jovem. Também deve ter assistido o mesmo líder cometendo erro atrás de erro durante anos e quando, finalmente, foi desligado, deixou para trás prejuízos enormes. Deve ter se perguntado como ele não foi demitido antes!

Na verdade, o que acontece, é que a “incompetência” ou desvio de qualidade no trabalho de um líder, não acontece da noite para o dia. Pouco a pouco eles começam a perder o controle e quando se dão conta a chance de se reerguer já passou.

como-nao-perder-a-lideranca

O maior desafio não é recuperar o status de ótimo líder, e sim identificar qual é a sua última chance de dar a volta por cima. Além disso, também é importante saber onde mudar. É no estilo de liderança? No comportamento?

Existe, pelo menos, 3 formas de identificar se um líder está perdendo o controle – seja ele você ou alguém dentro de sua empresa.

1 – Eles esquecem a missão principal

O líder é uma figura muito atarefada e que precisa se acostumar a trabalhar sob pressão. O problema é quando eles esquecem exatamente qual é a função deles no meio disso tudo, ou em outras palavras, o que estão fazendo ali?

Se preocupar com questões secundárias ou metas tangenciais, podem ser o começo da ruína de uma boa liderança. Trabalhar muito e não ver resultado também pode ser um sinal. Lembre-se mensalmente de sua missão, metas e objetivos e veja o que está fazendo para alcança-los.

2 – Eles esquecem de seus primeiros aliados

Esse tópico é como uma faca de dois gumes. É inocente acreditar que o líder sempre receberá apoio das mesmas pessoas. Interesses mudam, objetivos se transformam e metas não são definitivas. Porém, passa uma imagem de arrogância ignorar e deixar de lado os aliados que estavam ao lado do líder desde o início. Está fadado a estagnação líderes que alienam a sua base inicial, os principais colaboradores que investiram suas confianças, energias e criatividade para leva-lo até a cadeira onde está sentado hoje. Para evitar esse tipo de problema, é extremamente necessário dedicar o tempo para reuniões regulares e se certificar de que a maioria está satisfeita com os processos e operações.

3 – Eles não se atualizam

É comum vermos líderes hibernarem assim que conquistam o cargo para qual tanto batalharam. Para esses líderes, qualquer mudança é vista como ameaça ao seu título e eles se mostram extremamente irrefutáveis quanto a elas.

Não abraçar a mudança ou pelo menos tentar compreendê-la é um prato cheio para perder a liderança. A palavra líder já indica primeiro lugar; e como em um esporte, o líder precisa treinar, cuidar de seu corpo e mente, saber de seus pontos fortes e fracos e sempre se renovar. Mudanças são oportunidades.

Não deixe o medo levar embora todas as suas vitórias. Seja corajoso, honesto e sincero com você mesmo e a liderança estará sempre com você.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração