Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Inteligência Emocional

Como edificar os pilares da Inteligência Emocional e melhorar sua qualidade de vida

Por: Equipe Instituto Acelere 21 de março de 2017


Se você gosta de ler sobre carreira e negócios, provavelmente já ouviu falar sobre Inteligência Emocional – muito difundida nesse meio, é considerada fundamental para o bom desempenho no trabalho. Para aqueles que não conhecem o conceito, a Inteligência Emocional é a habilidade de identificar, entender e usar as emoções de modo positivo. Essa habilidade é tão valorizada por diversos motivos: diminui o estresse, gera uma comunicação eficiente, ajuda a enfrentar dificuldades. Além de tudo isso, ela também permite reconhecer e entender as emoções de outras pessoas – dessa forma, trabalha muito com a empatia e a conexão com o mundo à sua volta.

Existem quatro pilares que costumam definir um bom grau de Inteligência Emocional. A seguir, contamos um pouco de cada para que você identifique quais são seus fortes e fracos nesse assunto:

 

  • Autoconsciência

Você reconhece suas emoções e como elas afetam seus pensamentos e seu comportamento. Você é ciente de suas forças e suas fraquezas e tem autoconfiança.

  • Autocontrole

Você é capaz de não se deixar controlar por atitudes e sentimentos impulsivos, sabe controlar suas emoções de forma saudável, tem iniciativa, é capaz de manter compromissos e se adapta facilmente a situações inusitadas.

  • Habilidades sociais

Você consegue entender suas emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, sentir-se confortável em situações que necessitam de sociabilidade e reconhecer a dinâmica de grupos.

  • Gestão de relações

Você sabe como desenvolver e manter bons relacionamentos, comunicar-se de forma clara e eficiente, inspirar e influenciar outras pessoas, trabalhar bem em grupo e gerenciar conflitos.

Uma das características mais positivas da Inteligência Emocional é que ela pode ser aprendida por qualquer pessoa. Dessa forma, ainda que você tenha identificado algum dos pilares como um ponto fraco, é importante saber que é, sim, possível mudar esse quadro. Porém, tenha em mente que aprender tudo sobre Inteligência Emocional não é o mesmo que ter Inteligência Emocional. É preciso aplicá-la em sua vida.

Na busca do fortalecimento dos quatro pilares, há uma prática em especial que indicamos com muita certeza de que será de grande ajuda: a meditação. A técnica da atenção plena (mindfulness) é focada em manter a atenção no momento presente. Por isso, a meditação é um exercício de autoconhecimento profundo – você passa a entender seus pensamentos, seus sentimentos, suas ações. E isso resulta justamente em uma grande habilidade de desenvolver os quatro pilares da Inteligência Emocional.

Você quer se aprofundar ainda mais no assunto e ser capaz de  utilizar as técnicas de Inteligência Emocional, que lhe permitirá ter mais controle sobre suas ações? O Portal No Dia a Dia é o lugar certo para você. Conheça os treinamentos do portal sobre liderança, produtividade, vendas e Inteligência Emocional com os maiores profissionais do ramo. Clique aqui para começar a estudar AGORA.

cupom-460x258


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.




(5) Comentários

  1. Luiz Carlos Oliveira Borges23 de março de 2017 at 00:41Responder

    Excelente texto. É um desafio possível. Grato pelo material.

  2. Muito interessante!

  3. Muito bom ! Realmente a inteligência emocional é algo que faz muita diferença dentro de todo esse cotexto. O equilibrio intgerior e o conhecimento do seu EU ajuda muito na hora de tomar as decisões.

  4. Foto de perfil de Jorge Alves Bion

    Todos os seus conteúdos me trouxeram aprendizados para me tornar uma pessoa melhor e com mais conhecimentos.
    Minha gratidão à todos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração