Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Inspiracional

Características e Habilidades que todo líder deve ter

Por: Equipe Instituto Acelere 3 de fevereiro de 2017


Um dos principais indicadores do instinto de liderança é a competência para encontrar soluções em momentos críticos e aprender com os eventos que não saíram da forma planejada. Com o passar do tempo, o conceito de liderança expandiu e abriu caminho para a identificação de novos e mais modernos estilos de liderança. Peter Economy, autor e editor americano, desenvolveu uma lista de nove qualidades essenciais para um grande líder. De acordo com ele, a aplicação dessas nove qualidades garante resultados únicos. São elas:

Consciência: um bom líder deve ter consciência das diferentes posições ocupadas pelos membros de seu grupo e, apesar de reconhecer seu status como superior e reforçar sua separação dos outros, nunca deve agir como se sua posição o tornasse melhor do que alguém.

Determinação: todos os líderes devem tomar decisões difíceis de tempos em tempos. Um bom líder não hesita em tais situações, mas comunica sua decisão de forma confiante, ainda que não agrade a todos.

Empatia: líderes excepcionais elogiam em público e lidam com problemas em particular. Em vez de culpar indivíduos por problemas, um líder deve focar a resolução conjunta deles e sempre visar o crescimento e a evolução do grupo como um todo.

Responsabilização: líderes excepcionais devem se responsabilizar pelo desempenho de todos, inclusive deles mesmos.

Confiança: os melhores líderes não apenas são confiantes como também inspiram confiança. Membros de um grupo aspiram à aprovação de seu líder, mas bons líderes possuem a capacidade de criar um grupo independente e confiante.

Otimismo: os melhores líderes são uma fonte de energia positiva, têm a capacidade de inspirar e reafirmar e sempre têm respostas.

Honestidade: líderes fortes tratam outros como desejam ser tratados. Eles são éticos e acreditam em integridade e honestidade.

Foco: bons líderes planejam com antecedência e são organizados. Eles analisam todas as possibilidades possíveis e tomam decisões inteligentes baseadas em conhecimento.

Inspiração: todas as características anteriores constroem um líder inspirador, que se comunica claramente e motiva todos a darem seu melhor.

Um bom líder deve ter determinação, competência para encontrar soluções em momentos críticos e aprender com os eventos que não saíram da forma planejada. É aquele que consegue colocar fatores positivos e negativos em perspectiva, buscando a melhor saída para todos os envolvidos em uma tarefa ou uma negociação. E claro, um bom líder deve servir como fonte de inspiração para seus colegas de trabalho.

Reconhecer o estilo de liderança dominante em sua personalidade é o primeiro passo para que se transforme em um grande líder. Desenvolver as características já presentes é tão importante quanto adquirir novas, o que é possível pela familiarização com outros estilos de liderança. Saber aplicar os diferentes tipos de liderança conforme a situação é uma habilidade extremamente útil, que ajudará você a moldar seu estilo próprio e a se tornar o melhor líder possível.

Outras características que qualquer empresa deseja em um grande líder é a capacidade de se renovar, de buscar aprender sobre as tendências do mercado e se tornar um profissional admirado por seus funcionários. Se você quer ser um líder com características e habilidades como essas que mostramos pra vocês, você precisa conhecer o Portal No Dia a Dia. O portal é voltado totalmente para aceleramento de carreira, capacitando pessoas a serem grandes profissionais no mercado. Conheça nossos treinamentos de liderança e seja o líder capaz de atingir grandes metas e manter sua equipe motivado ao seu lado. Clique aqui para começar a estudar AGORA.

cupom


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(20) Comentários

  1. Achei o artigo muito bom! No entanto, gostaria de mais sugestões para achar um equilíbrio entre investir em um profissional para desenvolvê-lo e entender o limite do mesmo. Já trabalhei com muitas pessoas e hoje, sou líder de uma equipe de 100 pessoas. Nesse período, eu pude promover profissionais, mas também em alguns momentos precisei demiti-los. Sempre que leio sobre a responsabilização do líder, entendo que muitas vezes a responsabilidade é do líder sim, mas muitos não conseguiram aprender outros não queriam mesmo, alguns até mesmo com falta de caráter e se a pessoa não quiser, era não irá mudar. Como encontrar esse ponto, o ponto onde é momento de desistir daquela pessoa?

  2. Tenho todas as qualiddades.

  3. Arthur nosso trabalho na frente dos liderados é um trabalho árduo, por muitas vezes temos que ser um pouco de cada em muitas situações, mais a lição tirada de cada momento que nos torna mais fortes e o feedback é muito importante. Principalmente para saber como estamos transmitindo nossa liderança, colocando os pés no chão sempre sabendo que não somos donos da verdade.
    Excelente artigo.

  4. Dicas excepcionais. Não dá para liderar sem desenvolver essas características.
    Somente chefes é que “lideram” sem inspirar, ter empatia, se responsabilizar, ser otimista…

  5. Valeu! relevantes características, essenciais no, nosso dia a dia. Não adianta dizer eu já sabia,
    pois saber e não praticar e não saber.

  6. Muito bom o artigo, parabéns tenho atuado como líder e tenho acompanhado outros líderes estas são sim de fatos característica, fundamentais para todos que desejam uma liderança inspiradora. Sucesso que o portal continue a contribuir para todos nós, obrigado! Francisco Zava

  7. Marielze Pinto da Paixão4 de fevereiro de 2017 at 11:03Responder

    Me identifiquei com as características de um líder, o interessante é quem nos mostra estas características, são as pessoas que nos cercam. Obrigada

  8. Que interessante, descobri que em maior ou menor grau tenho todas as características de um líder com exceção de uma que talvez seja a mais importante: O foco. Como durante muito tempo sempre fui multitarefa tenho dificuldade em ter foco. Agora entendo porque no trabalho tem
    muita gente querendo me seguir e me tem como exemplo.

  9. Trabalho como Consultor Especialista de Aana-de-açúcar na Coopercitrus e atuo em 9 filiais e capacitação, orientação e treinamento para 23 Consultores Técnicos Comerciais e cooperados assistido pelos consultores, o que falta hoje é uma melhor organização com planejamento (FOCO) para que a INSPIRAÇÂO possa funcionar, a falta de FOCO complica totalmente meu dia a dia.

    Grande abraço.

  10. Tenho todas características. Mas tudo muda o tempo todo. Principalmente as pessoas. Precisamos estar sempre nos aperfeiçoando.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração