Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Inteligência Emocional

A liderança é pura emoção!

Por: Mara Pontes 17 de setembro de 2008


Líderes são quase como celebridades dentro de suas empresas, mas não no sentido superficial. Líderes inspiram, são bons no que fazem e emocionam. Liste os líderes que te inspiram (políticos, designers, engenheiros, coordenadores e CEOs de qualquer área) e você verá que o que te conecta a elas, não é nada racional; é emocional.

a-lideranca-e-pura-emocao

A habilidade de marcar, inspirar e transcender o intelectual é o que transforma um mero ser humano em líder. E é só quando estamos inspirados que entregamos tasks incríveis, desenvolvemos cases e damos saltos em nossas carreiras. Simples assim.

Mas, então… Será que essa habilidade de emocionar e inspirar pessoas pode ser aprendida? Sim. E não. Jamais existirá algo que substitua a habilidade natural, mas a perfeição é uma questão de prática. Tudo – absolutamente tudo – pode ser aprendido. Com o tempo, as características adquiridas começarão a reverberar em sua cultura de trabalho e seu talento irá se aflorar.

Veja as 3 Principais Ferramentas Para Destacar o Seu Talento Como Líder:

Inteligência emocional.

Empatia precisa estar na ponta da língua e em todos os dentes de um líder emocionante. Mesmo sem ninguém verbalizar nada é preciso ler as necessidades de sua equipe e saber onde eles querem chegar com seus trabalhos. A inteligência emocional permite com que você atinja e desenvolva diretamente o melhor de cada pessoa. Quando alguém se sente compreendido, devolve a empatia criando laços emocionais. 

Deixe estar.

Liderança e controle são duas coisas distintas. Líderes apoiam a pró-atividade, a autogestão e sua função é apenas orientar. Eles inspiram e depois deixam o caminho livre para sua equipe brilhar. Esqueça o controle. Se você gosta de pegar no pé, perguntar de hora em hora se o job está pronto, sua equipe deve estar bem furiosa com você.  

Honestidade.

Vira e mexe ouvimos falar sobre algum líder que foi desligado ou cuja credibilidade ficou manchada porque mentiu para algum cliente ou funcionário. A pressão por ser sempre o melhor e nunca falhar pode acabar causando certa insegurança e é daí que a desonestidade parte.

Não se pode esquecer que estamos vivendo uma era de transparência empresarial e ser honesto com a sua essência é a maior vantagem que você pode ter. No final das contas, seus comportamentos revelarão a sua verdadeira missão e motivação.

Mas a discussão vai além disso. Ser honesto é exatamente o tipo de coisa que vai inspirar seus funcionários e elevar a sua imagem na empresa para qual trabalha. A relação com seus clientes também irá tomar proveito positivo dessa característica: se você tem uma boa reputação por ser honesto, será muito mais fácil entregar más notícias e encarar desafios.

Você só tem a ganhar. 

Liderança é uma arte para quem nasce com ela e uma ciência para quem quer conquista-la. Esses tópicos são apenas guias, e não regras estritas. Procure pelo seu estilo de liderança, transforme essas dicas em arsenal e lembre-se de atingir as pessoas em um nível emocional.

Use sua sabedoria, mas seja humano. É isso que importa.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração