Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Desenvolvimento pessoal

7 passos para você ter uma leitura melhor

Você já se deparou refazendo a leitura de algo que tinha acabado de ler? Esse é um problema muito comum, mas existe algumas técnicas para mudar isso.
Por: Equipe Instituto Acelere 28 de junho de 2018


Você já se deparou relendo alguma página de livro que tinha acabado de ler? Isso acontece  muito frequentemente com várias pessoas. E a resposta para esse problema é simples, mas você precisa mudar alguns hábitos importantes durante sua leitura.

É necessário trabalhar o cérebro para que ele consiga focar e se concentrar totalmente naquilo que se está fazendo. E o Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro do mês de junho do Box Acelere, vai nos ajudar a aprimorar esse processo da nossa mente. O autor listou 7 passos para você ter uma leitura melhor.

Personalize a Leitura

Pergunte-se, o que você espera da leitura? Se você iniciar a leitura sem saber o que você espera ou procura, provavelmente vai terminar sem sentir o valor que foi agregado a você. É importante que você reflita, mesmo que rapidamente, o que você quer ao ler um livro ou artigo. Quando chegar ao fim, ficará mais fácil responder se você atingiu seu objetivo ou não.

Pesquise

Ganhe tempo, lendo o sumário e resumos sobre o livro. A interpretação da leitura será muito mais eficaz se você já estiver preparado para o que irá consumir. Uma breve leitura no sumário, resenhas e sinopses do livro será muito poderoso para você.

Perguntas

Agora que você já leu o sumário e resumos sobre o livro, prepare algumas questões mais específicas. Sabe quando se faz uma prova, e em alguns casos, é mais fácil ler a pergunta e depois o texto para já procurar a resposta? Muitas vezes é a melhor opção, prepare questionamentos que você vai procurar esclarecer durante a leitura, assim conseguirá encontrar mais facilmente as respostas.

Reestruture

Note os pontos chaves e essenciais da leitura. Ao olhar o sumário, você vai bater o olho em alguns tópicos que serão mais pertinentes para você. Destaque isso, para que você leia em uma ordem diferente, de acordo com suas prioridades, ou se prepare melhor para determinados itens, pois sabe que eles são mais essenciais para você.

Tome nota

Anote as palavras-chave e suas impressões sobre elas. Principalmente os termos que você não conhece, ou deseja se aprofundar mais nas pesquisas. Tenha algo parecido como um diário da leitura, ou rascunho, para não esquecer de pesquisar ou tirar dúvidas sobre aquilo.

Resume

Agora que tem suas anotações, resuma e revise o que aprendeu. Fechar o livro e não repassar os principais pontos vai te fazer perder aquele conteúdo no meio de tantos outros que já consumiu. Faça um resumo, e posteriormente, você poderá até voltar nele se precisar.

Compartilhe

Quando você compartilha o que aprendeu, está confirmando o conteúdo. É aquela história, né? Quando a gente fala em voz alta, parece que a gente se compreende melhor. Sempre converse com alguém sobre o que leu, divide o que aprendeu. Além de levar conhecimento para outra pessoa, reafirma o que estudou.

Melhorar a sua leitura é com certeza um passo importante para ser mais produtivo e criativo. Aplique essas técnicas em sua rotina de leitura, logo você irá se acostumar e ficará ainda mais simples para você ler e de fato, absorver.

Quer aprender mais sobre foco e produtividade? Seja um assinante do Instituto Acelere, e receba conteúdos poderosos para o seu desenvolvimento. Acompanhe também o Instagram e Facebook para ver nossos conteúdos extras.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados



Artigos Relacionados



(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração