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Liderança

5 maneiras poderosas de motivar sua equipe

Por: Equipe Instituto Acelere 16 de março de 2017


Motivar os funcionários é importante, mas mantê-los felizes é a chave para a produtividade

A lógica é simples: funcionários motivados tendem a ser mais produtivos. Quando produzem mais, a empresa cresce mais. No entanto, é muito comum ver equipes de trabalho desmotivadas e a sensação entre muitos líderes é de que é frequentemente complicado manter o ânimo da equipe.

Patrick Hull, colunista da revista Forbes, explica que há uma relação natural entre a satisfação dos funcionários e o sucesso de uma empresa. Se funcionários motivados podem fazer a diferença, há uma série de incentivos que podem ser oferecidos para manter a motivação em alta. Em seu artigo, Hull cita alguns deles:

  • Bônus

Como recompensa por bons desempenhos, é comum que funcionários sejam recompensados com alguma forma de incentivo financeiro;

  • Regalias

Consideradas como formas de incentivo não financeiro, as regalias aparecem na forma de casual days no escritório, comemorações fora do ambiente de trabalho, folgas em datas especiais etc;

  • Conforto

O ambiente de corporativo pode se tornar mais produtivo se ganhar um toque de informalidade, como por exemplo uma cafeteria ou um espaço para relaxamento;

  • Educação

Convênios com escolas e descontos em cursos são interessantes para os dois lados. Enquanto o funcionário recebe incentivo para aprimorar sua formação, a empresa ganha com uma equipe mais leal e preparada;

  • Reconhecimento

Ao reconhecer publicamente a qualidade ou importância de um trabalho, a empresa confere ao funcionário um reforço positivo, dando-lhe um senso de pertencimento e de legitimidade no ambiente da empresa.

Curiosamente, as recomendações propostas por Hull vão ao encontro da teoria proposta pelo psicólogo Abraham Maslow. Em seu livro Motivation and Personality, Maslow define que todos os funcionários precisam preencher cinco necessidades básicas: 1) necessidade fisiológica, em que por meio da remuneração ele poderá comprar comidas, roupas e manter seus custos de vida; 2) necessidade de segurança, na medida em que o funcionário precisa de condições de trabalho e benefícios de adequados; 3) necessidade de pertencimento, pois o funcionário precisa desenvolver funções sociais e se sentir inserido dentro de suas relações profissionais; 4) necessidade de reconhecimento, já que é importante que os funcionários tenham seu trabalho valorizado e 5) necessidade de atualização, pois é importante que o funcionário tenha seus conhecimentos reciclados periodicamente.

Embora destaquem essas iniciativas, tanto Hull quanto Maslow entendem que há outras formas de manter a motivação dos funcionários. Eles têm razão: há dezenas de livros escritos por especialistas que tratam do assunto e sugerem diversos métodos para manter o ânimo dos funcionários.

O que poucos autores falam, no entanto, é que a motivação pode não ser o suficiente para manter a produtividade dos funcionários. Além disso, é importante mantê-los felizes. No livro The Happy Employee, as autoras Julia McGovern e Susan Shelly explicam que, para manter os funcionários felizes, é preciso antes de mais nada pensar na cultura corporativa desenvolvida na empresa, pois nem todo empregado irá se identificar com ela. Nesse sentido, o sucesso da trajetória de um funcionário é medido a partir do momento em que ele é entrevistado para o cargo em que se candidata. O argumento também é repetido por Hull, da revista Forbes. Segundo o jornalista, identificar a cultura corporativa da empresa e alinhá-la com os funcionários é importante para tornar os funcionários felizes com o trabalho que desempenham.

Nesse sentido, a chave para manter a motivação no ambiente de trabalho está em saber selecionar empregados que se identificam com a filosofia da empresa e ao mesmo tempo promover uma cultura de incentivos, de reconhecimento e de aprendizagem. Ponto para o funcionário. Ponto para a empresa.

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(3) Comentários

  1. o que me deixa feliz e poder reconhecer na minha equipe pessoas sorrindo e ao mesmo tempo focadas , atendendo bem o cliente e se sentindo importante no que se realiza com isso vou me sentir feliz pois estarei realizando a alegria deles

  2. Eu mantinha a motivação da minha equipe, tratando todos (tanto subordinados, quanto superiores hierárquicos) com justiça, respeito e amizade.
    Sempre deu um bom resultado. Ontem encontrei alguns ex- colegas de trabalho. É gratificante manter os vínculos.

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