Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Carreira

5 características da Geração Y poderosas para o mercado de trabalho

Por: Equipe Instituto Acelere 9 de dezembro de 2016


Preguiçosos, narcisistas, ansiosos: estes são alguns dos adjetivos mais usados para definir a Geração Y. Criados em meio à tecnologia e abundância de informações, os chamados millennials são julgados por gerações anteriores com descontento e desaprovação. Entretanto, diversos estudos refutam tal interpretação pessimista da “geração que está mudando o país” (Alfredo Motta).

A conectividade constante que caracteriza essa geração de jovens criou indivíduos dependentes da tecnologia, que optam pelo conforto de um monitor a interações pessoais. O uso de redes sociais como principal forma de se conectar resultou na relativização da privacidade, levando à superexposição de suas vidas pessoais na internet.

Ademais, a rapidez proporcionada pela tecnologia caracterizou o costume de obter respostas imediatas para tudo, fazendo com que millennials desenvolvessem uma ansiedade irracional, que muitas vezes não pode ser satisfeita. Há quem diga ainda que a consequência da facilidade de obter informações resultou na criação de indivíduos preguiçosos e acomodados, que muitas vezes ficam estagnados quando enfrentados por um desafio.

Todas essas suposições são feitas através de uma perspectiva extremamente pessimista e severa, que impede a observação de virtudes incontestáveis da geração Y.

Millennials são a geração da criatividade e inovação, movida por uma vontade de fazer a diferença. Quando observados no mercado de trabalho, demonstram inúmeras vantagens exclusivas de sua geração, como:

  • Proficiência em tecnologia: devido à sua criação envolta em novas tecnologias, jovens da Geração Y possuem extrema facilidade para aprender habilidades tecnológicas; o que os diferencia de seus colegas mais velhos.
  • Altos níveis de escolaridade: comparado com gerações anteriores, millennials possuem um nível mais alto de escolaridade, buscando cada vez mais diplomas após o bacharelado.
  • Desafiam estruturas coorporativas tradicionais: com seu alto nível de criatividade e desejo por mudanças, millennials desafiam a hierarquia tradicional estabelecida em seus ambientes de trabalho, e buscam inovar a dinâmica de trabalho para uma mais cooperativa e integrativa.
  • Habilidade de Multitasking: millennials possuem a útil habilidade de compartimentalizar e realizar múltiplas ações simultâneas, otimizando seu tempo e obtendo maior eficiência.
  • Não conformidade: millennials se recusam a se conformar, tendo uma sede insaciável para o sucesso e desejando conquistar sempre mais.

O estudo de gerações é muito mais uma arte do que uma ciência, pois depende fortemente de impressões e suposições ao invés de provas concretas. A geração Y é uma das mais severamente escrutinadas, e por isso carrega um complicado fardo. Millennials são bombardeados com rótulos negativos, que não devem ser internalizados. A “geração que está mudando o país” possui inúmeras virtudes, que podem diferencia-lo como um excelente profissional.

Se você está em busca de aprender como trabalhar com pessoas mais novas e se manter com o espirito jovem, José Tejon compartilha no curso “Jovem Líder” grandes segredos para você aprender o que as novas gerações tem para ensinar e ser capaz de trabalhar com pessoas de qualquer idade.


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(1) Comentários

  1. Bom dia! Que beleza! Não havia analisado desta forma! Acrescentou bastante!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração