Menus de configuração no Painel de Administração

acelere sua carreira

Liderança

03 Motivos Pelos Quais Seu Melhor Colaborador Vai Se Demitir

Por: Mara Pontes 17 de setembro de 2008


Você já deve ter percebido que muitos líderes passam horas falando sobre seus melhores colaboradores (muitas vezes se referem a eles como “talento”), mas continuam cometendo o mesmo erro várias vezes.

Poucas coisas na vida de uma empresa custam tão alto (e não só financeiramente) e bagunçam tanto a vida de uma empresa como a demissão de um talento. E mesmo assim, CEOs continuam acreditando que seus processos de retenção de talentos realmente funcionam. Conseguem passar horas explicando cada pormenor da matriz 9box, unir chavões corporativos na ponta da língua, mas não conseguem entender que talento não se mede pela teoria.

Para se examinar um talento jamais se deve seguir a teoria à risca. O que importa são os resultados aplicados na cultura daquela empresa em particular, e não o que um teórico formulou sobre métricas de talento.

Sabe por que? Porque enquanto líderes, gestores ou CEOs acham que está tudo bem e seus funcionários amam trabalhar para eles, a realidade é mais parecida com isso:

03-motivos-pelos-quais-seu-melhor-colaborador-vai-se-demitir

Segundo uma pesquisa realizada com funcionários de StartUps americanas:

  • Mais de 30% deles acreditavam que estariam trabalhando em outro lugar dentro de 12 meses;
  • Mais de 40% não respeitam o líder para quem reportam seu trabalho;
  • Mais de 50% dizem que possuem valores diferentes do seu empregador;
  • Mais de 60% não acham que suas metas profissionais estão alinhadas com os planos que seus empregadores traçaram para eles.

Ou seja: comece a reavaliar sua opinião agora. Para te ajudar, leia este ditado do mundo corporativo:

“Funcionários não se desligam de empresas, eles se desligam de seus chefes”.

Quando um funcionário está infeliz, ele não se importa com salário, título, posição hierárquica ou com flexibilidade de horários. Colaboradores infelizes só desistem da ideia da demissão se conseguem se reconectar com a liderança.

Saiba quais são os 03 motivos pelos quais seu melhor colaborador vai se demitir:

  1. Seu Projeto de Liderança Falhou: no geral, empresas não são condenadas pelas falhas cometidas, nem seus produtos. Projetos que dão errado não levam a culpa. A equipe que o desenvolveu, também não. Quem falha é o líder. Em tese, todo projeto é viável e todo funcionário é um talento em potencial, mas só um bom líder saberia fazer tudo acontecer da melhor forma possível. Para medir o nível de sua liderança, veja o que acontece na sua ausência. Se tudo fluir da melhor maneira possível, você é um ótimo líder.
  2. Você Não Soube Reconhecer as Contribuições Dele: os melhores líderes sabem que uma vitória dele é a vitória da equipe. Jamais pegam crédito pelo trabalho dos outros, inclusive, eles passam o crédito de seu trabalho para a sua equipe. Não conseguir reconhecer as vitórias vai fazer com que seu maior talento se desligue da empresa sem pensar duas vezes.
  3. Você Não Lhe Deu Mais Responsabilidade: jamais confine o seu talento. Se fizer isso, o verá lutando contra a mediocridade até não aguentar mais. E aí, ele vai sair correndo em busca de territórios mais férteis. É da natureza de um talento aceitar mais responsabilidade de muito bom grado, desde que também fiquem responsáveis pela performance e execução dessas tarefas.

No final das contas, a maior conclusão que podemos tirar é que se os líderes perdessem menos tempo tentando reter seus funcionários e mais tempo tentando entende-los, se preocupar, investir e liderá-los de verdade, a retenção seria uma simples consequência.

Tenha fé no seu trabalho, você vai conseguir resultados brilhantes!


Plano de Carreira - Instituto Acelere
Assista aos Trailers dos nossos cursos online.

Posts Relacionados





(0) Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração